O concelho pode ser visitado ao longo de todo o ano. Mês após mês, estação após estação a paisagem, os aromas, as melodias e as rotinas alteram-se. E a cada mudança surgem novas e renovadas razões para nos visitar!

WD 16

PRIMAVERA
Época de excelência para as atividades de Turismo de Natureza com destaque para a observação de aves e percursos pedestres. Não perca a oportunidade de observar o voo planado do peneireiro-das-torres que anima os céus do Centro Histórico de Mértola, de se maravilhar com a imponência de grandes rapinas como as águias-imperiais ibéricas, as águias reais, os grifos ou os abutres e de se deslumbrar com o bailado nupcial dos bandos de abetarda nas vastas áreas de planície.

A paisagem, há semelhança de todo o Alentejo, é nesta altura composta por um mosaico de cores e aromas ímpares. Estamos no coração do Parque Natural do Vale Guadiana: para o desfrutar em pleno, existe uma rede de 10 percursos pedestres sinalizados. Conheça-os um a um, descubra a variedade de espécies que aqui residem, conheça a história das aldeias, dos ofícios e das gentes que as povoam!

Em Mértola, na Primavera, o tempo é de contemplação e desfrute!

Eventos em Destaque: Festival do Peixe do Rio (final de Março) | Festival Islâmico (Maio)

estepe

VERÃO

O Verão marca a paisagem de um tom dourado e uniforme. Os dias são invariavelmente quentes, secos e indolentes. Esta é altura de aproveitar o rio Guadiana, ora na calmaria de um tranquilo passeio de barco ora na agitação de um descida de rio.

Na Mina de S. Domingos as águas da Tapada Grande são um verdadeiro oásis nestes dias de estio. A época balnear começa em Junho e prolonga-se até Setembro. A praia fluvial é vigiada, acessível e desde 2005 que é galardoada com a bandeira Azul que atesta a qualidade das suas águas.

Eventos em Destaque: Festas da Vila de Mértola (Junho) | Mértola Radical (Mina de S. Domingos/ Agosto) | Festival Ilha dos Sons (Mina de S. Domingos/Agosto) | Feira Transfronteiriça de Vale do Poço (Setembro)|

Durante o verão, no entanto, as temperaturas excedem com frequência os 35º C pelo que é de evitar a realização de atividades ao ar livre nas horas de maior calor.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OUTONO E INVERNO

Com as primeiras chuvas de outono o dourado dos campos, paulatinamente, vai dando lugar aos tons verdes e terra do lavrado dos campos que anuncia as primeiras sementeiras. Este é o tempo de Mértola, Capital da Caça.Tempo dos sabores fortes: dos cozidos de couve e grão, dos pratos de caça, dos presuntos e queijos curados, dos vinhos fortes e encorpados.

Este é o tempo dos aconchegos e dos serões tardios. Tempo de histórias e de história e altura certa para conhecer os 11 núcleos museológicos do Museu de Mértola.

Eventos em Destaque: Feira da Caça de Mértola (Outubro)| Mês da Música (Novembro e Dezembro)|

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *